G1 São José do Rio Preto e Araçatuba

Robô também retira louças usadas e anima comemorações de aniversário em São José do Rio Preto (SP), cantando parabéns. Proprietários dizem que não substitui 100% a mão de obra humana.

Uma hamburgueria de São José do Rio Preto (SP) inovou ao “contratar” um novo funcionário que leva até seis pratos de uma só vez: um robô garçom. Segundo os proprietários, é o primeiro estabelecimento no noroeste paulista com a tecnologia.

O que há alguns anos parecia coisa de filme ou apenas publicações nas redes sociais, agora vai fazer parte da rotina do restaurante durante dois anos, tempo do aluguel do robô, e virou atração para os clientes. O Dia do Garçom foi comemorado na segunda-feira (11).

O robô, que foi batizado como Zé Alho, possui três bandejas, que podem ser programadas para mesas diferentes. Ele também tem funções especiais: retirar louças usadas e animar comemorações de aniversário, cantando parabéns para os aniversariantes.

Ao g1, os proprietários João Vitor Corrêa, e a esposa dele, Raquel Ignácio, reforçaram que o robô não substitui 100% o trabalho de um garçom, mas cumpre o que foi programado para fazer, com autonomia de sete a oito horas por dia.

“O robô é programado e não vai errar. Ele é extremamente eficiente, e a gente sabe como o nosso ramo da alimentação sofre com mão de obra. Assim, diminui a nossa cartela de freelancers, que era um desafio quanto ao comprometimento”, comenta João.

A novidade, segundo ele, também mexe com o comportamento dos clientes, que querem repetir os pedidos só para ver o robô servindo, o que aumenta o consumo e torna o ambiente mais atrativo.

O gerente do restaurante, Daniel Morais Caldeira, reforça a ideia de que a tecnologia vem para somar. O funcionário acredita que a adoção da tecnologia não é ameaça, mas, sim, oportunidade:

“Aquele colaborador, que antes precisava fazer duas tarefas, agora faz uma, e o robô assume a outra. Isso garante que cada tarefa seja executada com mais atenção e qualidade”, explicou Daniel.

A decisão de investir veio de uma paixão antiga do casal por tecnologia. A ideia saiu do papel quando João e Raquel, que também é formada em informática, foram até uma feira tecnológica e viram um braço robótico fritando batata. Ali, entenderam que precisariam trazer algo parecido para Rio Preto.

A busca por um fornecedor nacional, no entanto, foi um desafio. Conforme Raquel, a tecnologia já é tendência no exterior. “Sempre fui encantada por inovação. É mais do que agilidade e eficiência, é uma atração e automação dos serviços. Só que eu fui buscar e só achava empresas fora do país”, comemora.

Apesar da novidade tecnológica, os pedidos ainda são feitos direto com o garçom humano ou por meio do QR Code.

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